Afinal, o que é Arquitetura e Urbanismo?

Podemos definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa. Pensar no Urbanismo deve envolver um esforço de pensar as necessidades futuras, baseando-se nas lições do passado, a fim de buscar propostas e ações, seja a médio ou longo prazo, dentro de uma realidade sócio-econômica e política, de modo a oferecer melhores condições de vida a esta cidade e não se reproduzir padrões que muitas vezes não condiziam com a realidade. A cidade é tida como o principal objeto de estudo do Urbanismo.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Novas operações urbanas pretendem modificar 15 mil ha da cidade de São Paulo.


Entre medidas previstas, estão a demolição do Minhocão, enterramento de trilhos do Metrô e da CPTM, mudança do terminal da Barra Funda para outro local e a criação de uma rodoviária em Itaquera.

Demolição do Elevado Costa e Silva, enterramento dos trilhos do Metrô e da CPTM entre a Lapa e o Brás, mudança do terminal da Barra Funda para outro local e a criação de uma rodoviária em Itaquera. Essas são algumas das propostas das novas Operações Urbanas Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu apresentadas pela Prefeitura de São Paulo na quinta-feira, dia 6 de maio.

"A ocupação desordenada das periferias ao longo dos anos e a pouca oferta de empregos nessas regiões criou uma dinâmica perversa, que exige deslocamentos da população da periferia ao centro e do centro à periferia todos os dias, sobrecarregando o sistema de transporte", afirmou Miguel Luiz Bucalem, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano. "O programa busca concretizar uma diretriz do plano diretor e aproximar emprego e moradia, ocupando áreas que têm infraestrutura, mas que estão ociosas", completa.

A revitalização deve acontecer de duas maneiras: em áreas de ocupação induzida, onde o poder público vai controlar as mudanças, e em áreas de transformação incentivada, onde o desenvolvimento urbano será feito por meio de Cepacs (Certificados de Potencial Adicional de Construção). Antes disso, porém, a Prefeitura vai contratar, por meio de licitação, empresas para desenvolver os projetos urbanísticos, ambientais, de transportes, de habitação e de viabilidade econômica.
A previsão é que as propostas finais das Operações Lapa-Brás, Mooca-Vila Carioca e Rio Verde-Jacu sejam encaminhadas para a Câmara Municipal em setembro de 2011. Conheça mais detalhes das operações:

Lapa-Brás
A Operação Urbana Lapa-Brás compreende uma área de 2.146 ha, que passa pelos bairros da Lapa, Barra Funda, Santa Cecília, Bom Retiro, Pari, Sé e Brás. A principal proposta do projeto é o enterramento dos trilhos térreos do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) entre a Lapa e o Brás. "São apenas dois quilômetros de linhas térreas que, no entanto, produzem do ponto de vista urbano barreiras ao desenvolvimento dos territórios sul e norte da ferrovia", acredita o secretário.
Matéria publicada na revista PINI WEB.

Nenhum comentário: