Afinal, o que é Arquitetura e Urbanismo?

Podemos definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa. Pensar no Urbanismo deve envolver um esforço de pensar as necessidades futuras, baseando-se nas lições do passado, a fim de buscar propostas e ações, seja a médio ou longo prazo, dentro de uma realidade sócio-econômica e política, de modo a oferecer melhores condições de vida a esta cidade e não se reproduzir padrões que muitas vezes não condiziam com a realidade. A cidade é tida como o principal objeto de estudo do Urbanismo.

sábado, 3 de julho de 2010

Mas porquê Urbanismo Sustentável? Qual a importância?


O MIT Mobile Experience Lab, é um laboratório que pretende reinventar e radicalmente criativo o design de conexões entre pessoas, informações e lugares. Usando informações de ponta e tecnologia móvel do laboratório visando melhorar a vida das pessoas através do design cuidando de experiências significativas. Possui uma equipe multidisciplinar de pesquisas e projetos de novas tecnologias, analisa cuidadosamente o seu impacto nas sociedades , os espaços e comunidades. (MIT Mobile)

A arquitetura e o urbanismo devem ter uma função restauradora e renovadora do ambiente urbano, baseando-se, para isso, na idéia de que não podemos utilizar os recursos naturais como se fossem infinitos. É importante posicionar a cidade e suas dinâmicas sócioeconômicas e ambientais na discussão maior sobre sustentabilidade. Desenvolver um plano urbanístico para uma cidade, com práticas sustentáveis e previsão de uso de materiais e aplicação de tecnologias que favoreçam a preservação dos recursos naturais tem sido extremamente importantes, como exemplo do Projeto da Aldeia Verde de Zambana , Itália, como um "eco - icônica vila ".
Com o crescimento da população mundial surge uma demanda de expansão dos centros urbanos, que na maioria das vezes é feita desordenadamente e com falta de consciência ambiental, gerando problemas como: poluição do ar, água e solo, enchentes, caos no trânsito, dentre outros. Nos dias de hoje podemos observar uma crescente insustentabilidade nas cidades, o crescimento urbano rapidamente tomou grandes proporções que as práticas urbanísticas não conseguiram acompanhar. Por esta razão é que equipes de profissionais multidisciplinares, juntamente com o poder público e população precisam colocar em prática estratégias eficientes de urbanização sustentável e criar novas alternativas para a vida do ser humano nas cidades.
Flávia Alves.

Nenhum comentário: