Afinal, o que é Arquitetura e Urbanismo?

Podemos definir arquitetura como construção concebida com a intenção de ordenar e organizar plasticamente o espaço, em função de uma determinada época, de um determinado meio, de uma determinada técnica e de um determinado programa. Pensar no Urbanismo deve envolver um esforço de pensar as necessidades futuras, baseando-se nas lições do passado, a fim de buscar propostas e ações, seja a médio ou longo prazo, dentro de uma realidade sócio-econômica e política, de modo a oferecer melhores condições de vida a esta cidade e não se reproduzir padrões que muitas vezes não condiziam com a realidade. A cidade é tida como o principal objeto de estudo do Urbanismo.

domingo, 11 de julho de 2010

O entendimento de uma cultura líquida na sociedade contemporânea (Zigmunt Baumman) evidencia que as práticas de Design, Arquitetura e Urbanismo tendem a se aproximar e a ser cada vez mais interdependentes. Quais projetos pesquisados por você durante este semestre nas atividades desta disciplina ilustram esta questão?

O sociólogo polonês Zigmunt Baumma explora a passagem do que considera uma "modernidade sólida" para a "líquida". Segundo Elias, a modernidade atual é muito mais leve e dinâmica e, entendendo a transição e o que isso significa, é possível atuar no mundo contemporâneo. Propondo como tema uma nova visão sobre a modernidade, voltada à fluidez das relações, no individualismo pregando o dinamismo, Zygmunt Bauman norteia seu “Modernidade líquida”, expressão síntese desta nova idéia.O autor inicia seu estudo discutindo a idéia de liquidez e fluidez. Por se tratar de um conceito voltado à mudança de formas para acomodação nos mais diversos encaixes, é inevitável a analogia à nossa atual e imediatista sociedade pois “assim, para eles [nossos conviventes], o que conta é o tempo, mais do que o espaço que lhes toca ocupar; espaço que, afinal, preenchem apenas ‘por um momento’ [grifo do autor]” (BAUMAN, 2001, p. 8). Desta forma, Bauman afirma que sólido é aquilo que para outros pensadores, como Weber e Marx, soa como algo retrógrado, ultrapassado, rígido, duradouro e previsível em suas formas e possibilidades, em muitos de seus aspectos (econômico, social, político etc.). Por Marcos Paulo, 2009.

Vejamos os projetos do Mit Lab pesquisados para as atividades da disciplina que ilustram esta questão:

Improving The Hospital Experience: Muitos fatores influenciam o modo como um paciente de suas experiências de hospitalização e de reabilitação. O MIT Mobile Experience Lab realizou uma pesquisa no Massachusetts General Hospital em Boston para descobrir como a informação , a qualidade da comunicação , entretenimento e ambiente afetam a experiência de um paciente de reabilitação. Trabalhando com pacientes selecionados , médicos e familiares dos pacientes ou amigos próximos , o Mobile Experience Lab identificou um roadmap de produtos e serviços para melhorar a comunicação hospitais , pacientes e médicos.

Home Green Alliance: A casa do futuro será diferente em ambos os seus papéis sociais e tecnológicas. Os materiais avançados e novas tecnologias da informação combinará com influências locais para definir novos modos de interação entre a casa e residentes.

Interactive Bus Stop: Através do uso adequado da tecnologia digital, uma parada de ônibus pode se transformar em um sensual, envolvente, marcante, memorável e auto-organizada com carácter distintivo. Ele pode responder vivamente às características únicas do seu contexto e da comunidade em várias formas, em múltiplas escalas , e em vários prazos . O Interactive Bus Stop, sentidos seu ambiente, fornece informações sobre o transporte em tempo real e uma plataforma de rede social para a comunidade local.

Fonte: http://mobile.mit.edu/research

Nenhum comentário: